top of page

Psicologia Cognitivo - Comportamental

Psicóloga Botucatu

A especialidade

A terapia cognitivo-comportamental tem como base o trabalho no contexto dos pensamentos, sentimentos e seus comportamentos. Cada pessoa pode interpretar de diferentes formas o mesmo acontecimento e isso será o diferencial para cada resposta ao comportamento e emoções diferentes. Esta pratica terapêutica é de curta duração, voltada para o presente e focada na solução dos problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.


O curso habitual da terapia cognitivo-comportamental, portanto, envolve uma ênfase inicial na identificação e modificação de pensamentos automáticos que derivam das nossas crenças (No começo da infância, as crianças desenvolvem determinadas idéias sobre si mesmas, sobre outras pessoas e o seu mundo. Suas crenças são compreensões duradouras tão fundamentais e profundas que frequentemente não são articuladas nem para si mesmo. A pessoa considera essas ideias como verdades absolutas. (BECK,1997). O terapeuta ensina o paciente a identificar essas cognições para assim mudar seu pensamento, para que seja mais útil e baseado na realidade,ajudando-o a se sentir melhor e progredir em direção aos seus objetivos.   

 

A terapia depende de cada paciente, da capacidade do mesmo de entrar no processo terapêutico, disposição em melhorar, das suas dificuldades, seu momento de vida, entre outros fatores.

 

O terapeuta possui uma participação mais ativa e muitas vezes didática para ensinar o paciente a aprender como lidar com seus sintomas, as sessões são estruturadas e com constante feedback para entender pontos a serem trabalhados e assim o paciente consiga alcançar suas metas terapêuticas.

bottom of page